Moradores do Rio começam a mudar hábitos para economizar água
Companhia de Abastecimento do estado alerta para o uso exagerado do chuveiro - o grande vilão do consumo.
FACEBOOK
Moradores do Rio de Janeiro estão mudando os hábitos para economizar água. A companhia de abastecimento do estado alerta para o uso exagerado do chuveiro - o grande vilão do consumo.
A água que desce pelo bueiro faz tanta falta que até quem desperdiça é contra o desperdício.
Se fosse no condomínio do Márcio, seria diferente. Ele é um síndico daqueles que pegam no pé dos moradores. Cada gota é preciosa. Nas plantas, só regador. Na limpeza, no máximo um baldinho. Se a conta de água vem acima da média, Márcio distribui avisos no elevador e confere o medidor toda hora. Em tempos de crise, já fixou a nova meta.
“Eu acho que a gente consegue reduzir nosso consumo entre 10% e 15%”, comenta o síndico.
O Rio de Janeiro tem sido a capital mais quente do Brasil nesse verão. E a população gasta mais água para enfrentar o calor. Normalmente, o consumo aumenta 30% nessa época do ano. Mas em 2015, cresceu 40%.
Na companhia de abastecimento, um laboratório ensina a economizar. As melhores dicas são as mais simples. Uma torneira, por exemplo: abrir pouco ou muito faz diferença na conta. E mais ainda quando o que está ligado é o grande vilão do consumo na casa, o chuveiro.
Bem usado, ele pode ser a grande fonte de economia. Vamos comparar: uma família de quatro pessoas mora numa casa com seis pontos de consumo. Dois se destacam: a descarga é uma verdadeira cachoeira. Gasta 34 litros por minuto. Mas como é acionada durante poucos segundos, não representa tanto no fim do mês. O chuveiro da casa parece gastar bem menos, mas pode ser responsável por 73% da conta, com banhos de 10 minutos. Se cada banho for reduzido pela metade, o impacto é imenso.
“O chuveiro realmente ele promove um gasto ou seja a gente precisa ter consciência em racionalizar o consumo utilizando o menor tempo possível o chuveiro”, diz Luís Cláudio Drumond, gerente – CEDAE.
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/01/moradores-do-rio-comecam-mudar-habitos-para-economizar-agua.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário